APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Sex, 28 de Março 2014 - 16:41

Professor pesquisa a obesidade nas escolas estaduais em mestrado na Unicamp

Por: Ana Maria Lopes

Professor da rede pública em Campinas, Fabio Cassio Ferreira Nobre pesquisou a obesidade nas escolas estaduais no seu Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente, defendido na Unicamp em 2011.

A dissertação "Comportamento antropométrico de adolescentes durante o ano letivo e o período de férias" comprova que durante as férias, os estudantes ganham peso, principalmente na faixa etária entre 10 e 13 anos. Por outro lado, "o período letivo apresenta função importante na redução do ganho de peso, principalmente entre os adolescentes com sobrepeso e obesidade", segundo o pesquisador.

"Os adolescentes do sexo masculino apresentaram maior quantidade de gordura corporal na região central, enquanto as adolescentes femininas demonstraram gordura corporal distribuída proporcionalmente pela massa corporal total", acrescenta Fabio Cassio.

Durante um ano, o pesquisador mediu peso, altura, circunferência da cintura e percentual de gordura corporal de 594 estudantes matriculados em escolas de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental de escolas estaduais de Campinas. O Índice de Massa Corporal (IMC) foi calculado a partir destes dados.

"No Brasil, a escola contribui para a inserção da prática obrigatória de atividade física semanal nos currículos escolares, bem como o oferecimento de uma alimentação balanceada, ambos pautados em legislações nacionais. Nos momentos de férias escolares, estes alunos ficam desobrigados a manter estes padrões de alimentação e atividade física, contribuindo para o aumento de peso", explica o professor Fabio Cassio.

 

Serviço: A dissertação está publicada na Biblioteca Digital da Unicamp:

http://www.bibliotecadigital.unicamp.br.

Contatos com o autor, através do e-mail:

fabiocassioferreiranobre@yahoo.com.br

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011