Sex, 07 de Fevereiro 2014 - 14:29
Por: Ana Maria Lopes
Professor de Educação Física, Vanderlei Palandrani Júnior pesquisou o perfil de aptidão física e nível de atividade de estudantes da rede estadual de Campinas, comparando as propostas da disciplina nas escolas regulares, de tempo integral e nas turmas de treinamento.
A dissertação de mestrado "Perfil físico de escolares de ambos os sexos engajados em diferentes programas de atividade física e esporte oferecidos pela rede estadual de ensino de Campinas - SP" foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Metodista de Piracicaba.
Participaram do estudo, 744 crianças e adolescentes, sendo 382 meninos e 362 meninas, com idade entre 11 e 14 anos, inseridos em programas curriculares de promoção da atividade física e esporte.
"Os testes neuromotores propostos foram: flexibilidade, resistência/força abdominal, salto horizontal, arremesso de medicineball, quadrado de agilidade e velocidade de 20 metros. Para medida da potência aeróbica utilizou-se do teste de corrida vai-e-vem de 20 metros", explica o professor, que realizou ainda outros testes com os participantes e analisou estudos de performances esportivas já publicados.
Para Palandrini Júnior, a pesquisa comprova que os programas que complementam a prática da Educação Física Regular "parecem contribuir para o maior engajamento de crianças e adolescentes com a prática esportiva, permitindo que estes apresentassem melhores índices de aptidão física para os testes neuromotores e aeróbico.
Entretanto, o professor destaca que a possibilidade mais eficaz para atingir níveis satisfatórios de aptidão física, sob o viés da saúde e desempenho motor, é mesmo o engajamento em atividades esportivas oferecidas no próprio nicho escolar.
SERVIÇO: A dissertação de mestrado "Perfil físico de escolares de ambos os sexos engajados em diferentes programas de atividade física e esporte oferecidos pela rede estadual de ensino de Campinas – SP" está publicada na íntegra na Biblioteca Digital da Unimep: www.unimep.br.
Contatos com o autor através do e-mail palandranijr@yahoo.com.br