APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Qui, 05 de Julho 2012 - 15:36

Professora de Cunha realiza projeto pedagógico em Educação Ambiental

A obra relata uma pesquisa, que durou aproximadamente 10 anos, período que a professora dedicou para avaliar as relações entre a comunidade rural, pais de alunos e donos de nascentes formadoras do Rio Paraíba do Sul, um dos mais importantes rios do estado de São Paulo e que abrange ainda Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Por:

A professora Sheyla Fernandes do Nascimento utilizou os conhecimentos da sua pós-graduação em Gestão Ambiental para realizar uma experiência pedagógica no entorno da escola rural onde leciona em Cunha, município localizado em uma área privilegiada da Mata Atlântica e protegido pelo Parque Estadual da Serra do Mar.

A elogiada experiência foi transformada em um livro, ainda à espera de patrocínio. A obra relata uma pesquisa, que durou aproximadamente 10 anos, período que a professora dedicou para avaliar as relações entre a comunidade rural, pais de alunos e donos de nascentes formadoras do Rio Paraíba do Sul, um dos mais importantes rios do estado de São Paulo e que abrange ainda Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O entorno da escola municipal onde Sheyla Fernandes leciona é, na verdade, um grande laboratório de ciências que já havia inspirado o tema da monografia apresentada para a conclusão de sua Pós-Graduação: "A Educação Ambiental na Formação de Professores para Educação Básica. Necessidades e Perspectivas Rumo à Sustentabilidade".

"Diante da questão ambiental, a professora Sheyla desenvolveu ações pedagógicas envolventes e elaborou um roteiro de pesquisa em cada aluno pudesse vivenciar a aprendizagem e absorver de forma contínua e constante os conceitos associados à preservação ambiental. Além de apontar caminhos, apontou também possibilidades viáveis para que cada cidadão pudesse se engajar, de forma real, numa luta que é de todos – a preservação de nossas águas, de nosso patrimônio, de nossas riquezas naturais", explica o também professor Roque Alfredo de Moraes sobre o projeto.

O trabalho foi transformado no livro "Práticas educativas em defesa do Rio Paraíba do Sul” - Percalços e possibilidades da educação ambiental brasileira”, já devidamente registrado na Biblioteca Nacional, mas ainda em fase de captação de recursos para a publicação.

O material contribui na formação de professores, coordenadores, supervisores e demais envolvidos com a Educação, já que busca compreender as propostas dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), bem como os entraves que fazem parte das parcerias entre as Secretarias do Meio Ambiente e da Educação.

O trabalho pedagógico é pioneiro no Estado de São Paulo e a proposta construtivista considera a realidade e o contexto social na esfera ambiental.

"A professora elaborou um projeto inédito, envolveu toda comunidade escolar, galgou degraus para que suas atitudes alçassem voos além de uma sala de aula, fez com que o mesmo extrapolasse os muros da escola", elogia Alfredo de Moraes na apresentação da obra.

O livro destaca a importância dos professores na formação da consciência ambiental das futuras gerações e revela como os estudantes de Cunha protagonizam sua própria história ecológica, assumindo a defesa do Rio Paraíba do Sul, vital não apenas para a comunidade do seu entorno, mas para outros estados brasileiros.

"Ainda que a Educação Ambiental não faça parte dos conteúdos da Base Nacional Curricular, muitos professores têm compromisso com esta causa e a obra é um estímulo e, de certa forma, uma homenagem a todos que levam os temas relacionados à sustentabilidade para a sala de aula", explica a professora Sheyla Fernandes do Nascimento.

SERVIÇO: Contatos com a autora de "Práticas educativas em defesa do Rio Paraíba do Sul” - Percalços e possibilidades da educação ambiental brasileira”, através dos e-mails sheylarubia@uol.com.br e sheylarubia@hotmail.com. Mais informações: (12) 3111 2766 / (12) 9606 9631.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011