APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Ter, 15 de Setembro 2020 - 18:48

Professores de Educação Física nas décadas de 80 e 90 são protagonistas de doutorado da UFSCar

Por: Ana Maria Lopes

 

Autora de uma dissertação de mestrado dedicada ao início de carreira dos professores de Educação Física, a pesquisadora Cátia Silvana da Costa ampliou seus estudos para alcançar os professores aposentados nesta disciplina.

A tese de doutorado "Histórias de vida e saberes de professores de Educação Física que atuaram nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas décadas de 1980 e 1990" foi apresentada ao Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos.

A partir das narrativas de Antônio Carlos, Romilda Augusta e Dinalva Aparecida, professores de Educação Física aposentados, a pesquisadora dedicou-se a investigar questões, como as trajetórias familiares, escolares e profissionais dos educadores, que durante a carreira atuaram em diversas escolas das redes de ensino pública e particular no Estado de São Paulo.

Um dos destaques do doutorado de Cátia Silvana é o foco no primeiro momento da história da Educação Física no Estado de São Paulo, no qual suas aulas foram ministradas por professor especialista nos anos iniciais.

“Estabelecemos na pesquisa relações entre os saberes e a formação dos professores, as finalidades do ensino da Educação Física nas décadas de 1980 e 1990 e as características dos alunos dos anos iniciais”, explica.

A tese identifica sucessos e dificuldades na atuação destes educadores, o que contribui para a reflexão sobre o exercício profissional e a elaboração de políticas públicas de formação docente, especialmente para os cursos de Educação Física.

“Os professores apresentaram comprometimento com a Educação, com a própria formação e também capacidade de reconhecer e refletir sobre aspectos positivos e negativos de sua atuação profissional”, avalia a pesquisadora na conclusão de sua tese de 557 páginas, defendida em 2017.

 

SERVIÇO: A íntegra da tese de doutorado de Cátia Silvana da Costa está disponivel para download em https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9166?show=full

O mestrado "Práticas Pedagógicas de uma professora de Educação Física de início de carreira: Um estudo de caso” foi apresentado na resenha “Início de carreira dos professores de Educação Física é tema de mestrado em São Carlos”, publicada pela APEOESP em 2014.

 

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011