APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Qui, 17 de Novembro 2011 - 18:08

Visão romântica da educação é tema de mestrado no Mackenzie

?Da desconstrução da escola como espaço do fazer científico em crônicas de Rubem Alves: uma análise semiótica? é o tema da dissertação de mestrado que o professor Josiberto Carlos Ferreira Silva Mourão apresentou no dia 14 de novembro na Universidade Mackenzie.

Por: Professor Josiberto Carlos Ferreira Silva Mourão

Visão romântica da educação é tema de mestrado no Mackenzie

“Da desconstrução da escola como espaço do fazer científico em crônicas de Rubem Alves: uma análise semiótica” é o tema da dissertação de mestrado que o professor Josiberto Carlos Ferreira Silva Mourão apresentou no dia 14 de novembro na Universidade Mackenzie.

Betto leciona Língua Portuguesa na EE Profº Drº Laerte Ramos de Carvalho, na zona sul da capital, é especialista em lingüística e semiótica pela USP e agora Mestre em Letras pelo Mackenzie.

Filiado à APEOESP, o professor procura desmistificar em suas análises a visão romântica da educação como solução para uma prática pedagógica eficaz. “Embora procure demonstrar uma proposta humanizadora do ensino, por meio de uma visão romântica e afetuosa, o que Alves pretende mesmo em suas crônicas é ‘desconstruir’ a escola como espaço do fazer científico em prol de uma escola em que prevaleça apenas a preocupação com o afeto e as emoções humanas”, acredita o professor.

A experiência de 11 anos em sala de aula levou o professor de Língua Portuguesa a desconfiar do modelo proposta por Rubem Alves. “É uma solução não pedagogicamente positiva para os dias de hoje, em razão das exigências do mundo contemporâneo.”

Para o mais novo Mestre em letras da rede pública de ensino, ao contrário do que prega Alves em suas crônicas, o exercício do fazer científico, uma vez realizado com responsabilidade, compromisso e competência, ainda é o caminho mais viável para o melhor aproveitamento das emoções e das realizações humanas, papel do qual, a escola não pode abrir mão.

Da sala de aula à literatura

Nos anos 80, o teólogo e psicanalista mineiro Rubem Alves decidiu abandonar a sala de aula e enveredar para a carreira literária. Desde então, o estilo romântico e poético com que o autor escreve suas crônicas, sobretudo quando trata do tema da educação, tem despertado a atenção da maioria de professores, pedagogos e especialistas no assunto.

Não por acaso, Rubem Alves é hoje reconhecido como uma espécie de “consultor pedagógico”, em cujos textos muitos buscam inspiração e estímulo para enfrentar os problemas existentes nas escolas brasileiras. Nos últimos anos, os textos do escritor mineiro passaram a despertar também o interesse da comunidade acadêmica, tornando-se objeto de estudo e reflexão científica.

A análise de Betto Ferreira foi construída a partir da observação do próprio cotidiano escolar e fundamentada na semiótica discursiva francesa. O professor é autor do Blog Letras & Educação e também dos livros Emoção Poética e Coisas Manchadas, ambos da Editora Scortecci.

A dissertação ainda não está disponível na biblioteca on-line do Mackenzie.

Para ter acesso ao trabalho na íntegra, entre em contato com o autor pelo e-mail bettoferreira@terra.com.br ou acesse www.letraseeducacao.blogspot.com

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011