Sex, 21 de Setembro 2018 - 16:17
Apeoesp critica "invasão" do ensino médio pela prefeitura
Por: Redação / Gazeta de Taubaté - [email protected]
Apeoesp x Ortiz A Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) voltou a se manifestar contra a proposta do governo Ortiz Junior (PSDB) de ampliar a atuação do município no ensino médio. O tucano prometeu impulsionar a medida a partir do ano que vem.
Responsabilidade A Apeoesp alega que, segundo a Constituição Federal, o investimento no ensino médio é de responsabilidade dos governos estaduais. Às prefeituras caberia investir na educação básica, que é composta pelos ensinos infantil e fundamental.
Falta de creches O sindicato argumenta, por exemplo, que enquanto a prefeitura pretende investir no ensino médio, que é de responsabilidade do Estado, mais de 1.600 crianças aguardam por uma vaga nas creches municipais.
Disputa No início desse ano, a Apeoesp já havia divulgado um manifesto contra a promessa feita em 2016 por Ortiz de aumentar em 100% o número de vagas para o ensino médio até 2020. Em julho, a entidade fez uma denúncia sobre o caso ao Ministério Público.
Ampliação Por enquanto, apenas a escola municipal Ezequiel oferece ensino médio em Taubaté, com 624 alunos. A partir do ano que vem, Ortiz quer ampliar o atendimento para mais cinco unidades.