Seg, 16 de Outubro 2017 - 17:43
Nova audiência pública critica Escola sem Partido
Por: José Antonio Rosa - [email protected] - Cruzeiro do Sul - 10.10
Sem manifestações exaltadas, a Câmara de Sorocaba debateu nesta terça-feira (10) o projeto de lei que institui na rede municipal de ensino o programa Escola sem Partido.
A audiência pública foi convocada pela vereadora Iara Bernardi (PT). Representantes de movimentos e organizações sociais criticaram duramente a proposta do vereador Luis Santos (Pros), que reedita iniciativas que tramitam por casas legislativas de várias cidades.
Manifestaram-se o presidente do Conselho Municipal de Educação de Sorocaba, Alexandre Simões; a titular da Comissão da Mulher Advogada, Maria Cláudia Tognochi; o professor Marcos Martins, da UFSCar e a presidente da Apeoesp, Izabel Noronha. Todos firmaram posição contrária ao projeto. As entidades consideram que a iniciativa é inconstitucional e irrealizável porque prega a neutralidade. Além disso, conforme os participantes, o projeto fere o direito de cátedra. Também estava presente o psicólogoGelberton Rodrigues, representante do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.
Na noite anterior (segunda-feira, dia 9), uma audiência pública convocada por Luis Santos havia sido protagonizada por debates quentes a respeito do assunto no Legislativo sorocabano.