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Seg, 14 de Julho 2025 - 18:28

Na FFLCH da USP: Harry Potter mescla romance de formação e fantasia por meio do enredo

Pesquisa da USP afirma que os gêneros literários se complexificam juntos no decorrer da saga

Por: Gabriela César - Portal FFLCH/USP

Na saga Harry Potter, o amadurecimento do protagonista acontece lado a lado com a apresentação do universo mágico ao leitor. Esse foi o resultado da dissertação de mestrado Harry Potter: um romance de formação maravilhoso, defendida por Marina Scarabelli* no Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
 
Um exemplo dessa mescla de aspectos literários, segundo a pesquisadora, é o avanço da formação escolar de Harry, que ocorre ao mesmo tempo que a construção de diversos elementos do universo fantástico da saga, como o aparecimento de um testrálio - animal mágico que só pode ser visto por quem já experienciou a morte.
 
A obra inglesa se desenvolve nos moldes de um romance de formação, conhecido pelo termo alemão bildungsroman. Esse gênero literário, segundo Marina, foca no crescimento do personagem da infância até seu amadurecimento, quando ele passa a integrar a sociedade. Assim, o romance de formação busca chegar no desfecho da história. Entretanto, no caso de Harry Potter, ele está ambientado em um universo de fantasia que se constrói justamente ao adiar o fim da trama. É dessa tensão entre progressão pessoal e ampliação do universo fictício que nasce o conflito entre os gêneros do romance de formação e da fantasia.
 
A escritora dos livros, J.K. Rowling, consegue equilibrar a tensão entre esses gêneros literários por meio do enredo. "Se eu fizer um enredo que desenvolve o universo, enquanto forma o protagonista, eu consigo chegar nessa chave de equilibrar romance de formação e fantasia", destaca Marina.
 
Nessa perspectiva, o enredo é construído de maneira complexa. Até o terceiro livro da saga, por exemplo, Harry Potter permanecia como um herói tipicamente romanesco, de acordo com a pesquisadora. Os livros passam a assumir as características do romance de formação em seu sentido mais técnico apenas ao final do quarto volume, quando um dos amigos do protagonista morre e o vilão reaparece. "Para mim, a virada de chave da morte do Cedrico leva o Harry a sair do panorama romanesco para esse romance de formação, no qual o personagem precisa mudar", declara.
 
Ao mesclar gêneros literários, J.K. Rowling incorpora à trama elementos clássicos, como as profecias. Segundo Marina, a autora adapta o uso das profecias para a atualidade com o objetivo de manter o mistério da trama. A pesquisadora afirma: "A profecia, nos moldes clássicos como uma sequência de eventos totalmente predestinados, não funciona mais para a gente porque não queremos receber um spoiler. Por isso, o momento e o próprio texto da profecia em Harry Potter é menos determinante do que seria uma profecia clássica".
 
Marina ainda destaca que J.K. Rowling consegue condensar muito bem essas influências literárias dentro da obra. Com uma formação em Letras, a autora resgata tradições clássicas da literatura, assim como inova em elementos da fantasia. Para a pesquisadora, Rowling é, certamente, a autora com maior alcance que mescla gêneros literários.
 
A dissertação Harry Potter: um romance de formação maravilhoso, de Marina Scarabelli e orientada por Thiago Rhys Bezerra Cass, foi defendida em dezembro de 2024 no Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da FFLCH.
 
* Marina Scarabelli é formada em Letras pela FFLCH/USP
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