APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Qua, 24 de Setembro 2025 - 13:39

"Reconstruindo Narrativas: representações étnicas e demandas por reparações na cidade de São Paulo"

Mestrado do Professor Felipe Avelino destaca protagonismo dos excluídos no 'DNA de São Paulo'

Por: Ana Maria Lopes

 
Professor da rede estadual desde 2005 e doutorando, Felipe Silva Avelino dedicou sua tese de mestrado na USP à diversidade étnica em São Paulo. "Reconstruindo Narrativas: representações étnicas e demandas por reparações na cidade de São Paulo" tem abordagem interdisciplinar, que integra campos como educação, história, geografia e sociologia.
 
Em perfeita sintonia com o tema, o autor abre o trabalho apresentado em 2024 com os versos de "Paulicéia Desvairada", escritos por Mário de Andrade em 1922.
 
A tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da USP parte das celebrações do 400º aniversário da cidade em 1954 e do 450º aniversário em 2004 para examinar as dinâmicas sociais e culturais que levaram à invisibilidade de indígenas, imigrantes e comunidades negras. O autor investiga também o impacto das celebrações oficiais promovidas pela Prefeitura de São Paulo e a importância de homenagear figuras negras na cidade, ressaltando a diversidade étnica e cultural.
 
Eventos mais recentes, como o incêndio do monumento em homenagem a Borba Gato em 2021 e também o constante debate sobre o passado afro do bairro da Liberdade, hoje associado à cultura asiática, também são analisados na pesquisa.
 
A reconstrução de narrativas proposta na tese leva o autor a um questionamento: "Quem deu forma e continua a moldar São Paulo como ícone nacional e internacional?" A resposta está na rica diversidade da metrópole: é a população excluída e periférica que determina as narrativas, culturas e identidades da metrópole.
 
"Ao percorrer as movimentadas ruas, os bairros vibrantes e encontrar os rostos acolhedores dos habitantes da periferia não apenas descobri a cidade, mas encontrei a mim mesmo refletido nas histórias e nas vidas daqueles que tornam São Paulo verdadeiramente extraordinária", descreve Felipe Avelino, ressaltando como a jornada de educador entrelaça com a diversidade étnica da metrópole.
 
"Enquanto educador, minha análise aprofundada me conduz a uma compreensão mais refinada sobre a urgência das reparações históricas e a necessidade premente de reconhecer as vozes marginalizadas", defende o pesquisador.
 
A pesquisa do professor Felipe Avelino é uma importante reflexão sobre temas urgentes, como políticas culturais, valorização da cultura negra e a identidade coletiva da cidade, que podem incentivar a conscientização sobre a diversidade étnica e o engajamento da sociedade civil na busca por uma sociedade mais justa e inclusiva.
 
"É importante reconhecer as contribuições históricas de indígenas, imigrantes e afro-brasileiros para a identidade de São Paulo. Nessa cidade cosmopolita, desafiar as representações históricas e buscar reparação torna-se fundamental", conclui o professor que desenha a 'cidade-cenário' de sua tese, além das robustas referências bibliográficas e midiáticas do trabalho acadêmico: "ela pulsa nos guetos, favelas e comunidades, onde a vida se desdobra em ritmos vibrantes, revelando a essência de São Paulo.".
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011