Ter, 18 de Dezembro 2018 - 17:33
Resistência Negra é tema de cartilha e jornal lançados por diretor da APEOESP
Por: Ana Maria Lopes - APEOESP - 18.12
Diretor da APEOESP, o professor Silvio Prado lançou no último mês a cartilha "Resistência Negra", que reúne poesias sobre Zumbi dos Palmares, Cosme Bento das Chagas, João Candido Felisberto e outros heróis negros.
O professor de Taubaté também edita há 4 anos o Jornal Viva Zumbi, uma publicação dedicada a combater o preconceito, o racismo e a desigualdade social. A edição de 2018 destaca textos sobre o Escola sem Partido, a criminalização da luta do movimento negro e personalidades históricas, como João Cândido, o almirante negro que liderou a Revolta da Chibata, e Antonieta de Barros, a primeira deputada negra do Brasil. O assassinato da vereadora carioca Marielle Franco também é tema de um texto-protesto publicado no Viva Zumbi.
"Quem matou Marielle tem o vício de matar pelas costas e também, em amor à morte, matar de fome, de medo e pelas formas indignas de trabalho, matar pela exaustão", escreve Silvio Prado.
Conhecido ativista em Taubaté, o professor também atua no Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e também desenvolve trabalhos com comunicação e Literatura Popular.
Os professores podem solicitar esta quarta edição do Viva Zumbi e também a cartilha Resistência Negra, através do e-mail [email protected]